segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Broto de lentilha

O barato dessa onda vegana é que a gente aprende muita coisa interessante por aí.
E eu, que adoro inovar sempre no cardápio aqui de casa, tratei de experimentar o preparo desta "slow food", e bota slow nisso!
É muito bacana ir vendo o desenvolvimento dos brotinhos nas lentilhas dia após dia. É mais uma vez a vida se manifestando nas suas tão variadas e lindas formas. Eu me apaixonei por elas. Lá pelo quarto dia, os brotinhos estavam compridos, exuberantes e prontos para serem... devorados?



Aí bateu um remorso e fiquei no dilema: comer ou plantar? 
Lógico, de uns 200 grãos, eu não poderia salvá-los na terra ainda que jogasse todos em um terreno vazio. Pensando desta forma, comi. Mas não vou mentir, deu um certo pesar, ligeiramente contraditório, um pensamento frugívoro.

O processo: A técnica é lenta, mas simples. Deixei de molho um punhado de lentilhas durante um dia. Depois, escorri a água, lavei e coloquei em um prato fundo. Cobri com outro prato. Durante os próximos 3 dias, lavei e escorri os grãos de manhã e de noite, voltando a armazenar no prato tampado. Existem outras técnicas, cobrindo com tule. Fácil de encontrar no youtube. Eu usei lentilha de supermercado mesmo, marca comum, nada de feira, orgânico, nada disso e deu certo.
Eu comi assim, com um fiozinho de azeite, mas para quem não curte muito o sabor do broto puro, fica muito bom em saladas de folhas variadas, com molhos, etc.

Um comentário: