quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sawasdee

Não sabia que o restaurante havia encerrado suas atividades em Búzios. Quando decidi fazer esta série de posts sobre comida Thai, fui pesquisar uns detalhes na internet e descobri que o estabelecimento foi fechado. O que foi bem frustrante para mim. Primeiro porque ia render o post sobre a minha primeira vez em um restaurante Thai. Segundo porque só de imaginar escrever sobre o Sawasdee já me encheu de vontade de dar uma passadinha lá pra conferir os sabores e acrescentar mais informações . Não que fosse dos melhores que eu já frequentei. Mas ainda assim era bom. Bom demais. E pra melhorar a coisa, ficava localizado a apenas 50 minutos aqui de casa, na charmosíssima península de Armação de Búzios, de frente pra Orla Bardot, um dos cenários mais charmosos que já vi e que não me canso de apreciar.
Mas vamos, vim aqui falar de comida, não de turismo (hehehe). Pois pesquisando mais a fundo, descobri também que o Sawasdee já não funciona mais em Búzios, mas abriram uma casa no Rio, em Ipanema. Que eu nunca fui, então, posso falar apenas da extinta unidade Búzios. Que era linda. A decoração era de extremo bom gosto. Umas esculturas de Buda e outros deuses, muito encontrados nos próprios templos da Tailândia, dentre outros detalhes que tornavam a fachada e o interior muito atraentes e aconchegantes. Era possível sentar-se às mesas situadas na área externa e comer observando o mar. O nome do restaurante não poderia ser nada mais Thai. Sawasdee é a primeira e essencial expressão que se deve conhecer ao entrar no país das delícias gastronômicas. Eu li e fixei esta palavra de tanto passar em frente ao restaurante (na época, eu lia como se escreve, mas tem que omitir o segundo S). 
Não era pra contar isso aqui, mas depois eu fiquei tão apaixonada pela expressão que cheguei a treinar com um monge, até o meu sotaque desaparecer, a ponto de uma massoterapeuta em Chiang Mai pensar que eu era uma nativa ao entrar no consultório e cumprimentá-la. 
Voltando ao Sawasdee Restaurante, o cardápio apresentava opções mais sofisticadas da culinária Thai  e o tempero era bom. Eu não me lembro de muito mais que isso. E havia um prato que era um mix de iguarias, para a gente poder provar "de tudo um pouco". Eram pecinhas bem pequenas, tipo comida Japonesa. Ou tipo tapas espanholas. Não dava pra matar a fome, não, mas na época, era o que meu dinheiro dava para pagar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário