terça-feira, 1 de setembro de 2015

Royal Thai

Este foi um dos primeiros restaurantes Thai que eu já frequentei. Antes deste, tenho lembrança somente do Sawasdee Búzios, que eu frequentava em dias de pagamento, na ocasião em que morei nesta península de sonho. Na época eu já até gostava da culinária Thai, mas ainda nem tinha plena consciência disto.
Ao contrário do nosso Sawasdee, o Royal Thai localiza-se na fria Aberdeen, em uma caracterísitca ruela medieval e escura, bem próximo à principal Union Street. A porta de entrada também não é das mais chamativas. Na frente, um pequeno letreiro discretamente iluminado que dá acesso a uma escadinha que leva a um largo e suntuoso restaurante no terraço. Sozinha, é possível que não tivesse encontrado este lugar. Por sorte, fui convidada a ir até lá por colegas da empresa em que trabalhava na ocasião: uns holandeses que também estavam de passagem pela base de Aberdeen e já sabiam do que era bom na cidade. Acho que estive lá três vezes durante minha estada na "cidade do granito", sendo a última vez na minha noite de despedida e o lugar foi escolhido pelas colegas de trabalho. Ou seja, o restaurante era cotado por locais e estrangeiros.
Como nunca fiz um registro por escrito, não me lembro de muitos detalhes. Eu me lembro de ter achado a comida divina, os preços caros e o ambiente muito requintado. E também de que havia a comida servida a la carte e um esquema que chamavam buffet em que se podia comer à vontade por uma taxa única. Que não devia ser muito barata, levando em conta o "naipe" da parada. Tudo era servido à mesa, em pratos individuais e com a estética fina, padrão Thai. Eu me recordo sim, de uma sopa Tom Yum que era servida de entrada e umas asinhas de pato crocantes (e desossadas!) servidas num molho agridoce que eram coisa de outro mundo - literalmente!
Pra aguentar o frio do norte escocês, nada como um bom curry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário