sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Natural é o C@%@/#0 !!!

Tem um programa da Astrid, que se passa no aeroporto, que eu adoro assitir. Nesta minha fase manteiga derretida que tenho estado, sempre me emociono e choro com as estórias de cada um. Nesse clima misto de comoção com alegria, no intervalo eles aproveitam para anunciar produtos para sua família. 
Eis que num destes anúncios aparece a própria Astrid, mostrando a todos como seu filho come bem e como foi proveitoso plantar com ele uma árvore frutífera para incentivar a criança a tomar gosto pelas frutas. E no final, ela ensina às mães a confiarem no carinho de Kapo, o suco da Del Vale, feito com produtos naturais e saudáveis. Fiquei um tempo tentando entender o que se passava. A mensagem era tão tosca, tão contraditória (a vida da criança com um pé de jabuticaba no quintal e a vida de uma criança criada em um apartamento, tomando Kapo, por não ter seu próprio pezinho de árvore) que eu não conseguia acreditar que aquilo era verdade mesmo, que estava passando na TV assim, descaradamente pra todo mundo ver. 
Então quem não tem árvore frutífera em casa toma Kapo pra substituir o suquinho? Você tomaria um suco de frutas deixado na geladeira por vários dias? Agora imagina esse suco fora da geladeira, sacolejando em temperaturas diversas, estocado nas prateleiras do mercado por dias e dias até chegar à sua casa. Você daria pro seu filho? Agora vem dizer que o suco que fica dentro da caixinha, nestas condições vai durar meses e ainda assim se dizer natural? NATURAL? Suco de frutas natural leva açúcar? Aqui em casa o de limão e de maracujá sim. Um pouquinho só. Os demais, laranja, abacaxi, melão, manga, goiaba, só sem açúcar. Daí que se eu beber um suco desses de caixinha acho até enjoativo.
E olha, criança que não tem árvore em casa, tem feira, mercado, quitanda. Onde tem Kapo, provavelmente tem limão. Faz um suquinho de limão, laranja ou abacaxi, põe geladinho na garrafinha da escola e manda. Não custa mais caro (escolha frutas da estação, a fartura neste país é imensa!). Ele vai aguentar até a hora da merenda. E não vem com a desculpa de que as vitaminas se perdem com o tempo. Perde um bocado sim, mas ainda vai ser mais saudável que qualquer enlatado industrializado. Não é natural, Kapo, Del Valle e similares não são carinho de mãe.
Carinho de mãe é espremer laranjinha. 
Carinho de mãe tá mais pra Arno, Walitta, Ching-Ling que vende mixer pra facilitar a vida da mãe, que também precisa se cuidar. Aproveita e faz um suquinho pra você também.


Este post foi publicado hoje no http://bebesemfirulas.blogspot.com.br/

Um comentário: