terça-feira, 5 de junho de 2018

Sopa de abóbora de tudo que é jeito (mas essa última...)

Pois é! Quando comecei a ver que meu mato estava produzindo abóboras, tratei de buscar uma infinidade de receitas para dar conta do meu abobral. Comecei com as sopas mais clássicas, depois adicionando capim limão, gengibre, gorgonzola, dentre outras delícias que combinam muito bem. Depois testei a defumada no forno, o chips de frigideira, o pãozinho e por aí vai.
E todas as vezes sobra caroço de abóbora tostado que também é muito saudável e um ótimo aperitivo. A receitada toda eu vou pegando na internet - o que tem de receita de abóbora não está no gibi!
Mas essa aqui eu tenho que passar no blog, porque escapa um pouco do convencional e eu fui adaptando umas técnicas, misturando todas e deu uma sopa incrível e orgânica e vegana, essas coisas todas que estão na moda. 😉
Segue aqui meu passo a passo:

Eu suponho que a minha abóbora seja do tipo cabotia (ou japonesa), porque tem a casca grossa, escura e meio rajada. A polpa desta abóbora costuma ser de um laranja vivo e consistência maravilhosa, e faz uma sopa linda, de cor vibrante.

Lavei bem a casca que não será retirada na preparação ao forno. Cortei a abóbora em vários pedaços menores. Arrumei-os em uma travessa e temperei com azeite, sal, alho, rodelas de cebola e usei também curry e cominho em pó, pimenta do reino, alecrim e tomilho frescos e um pedacinho de gengibre. 
Deixei a abóbora no forno por uns 20 minutos, tempo suficiente para retirar as cascas com um descascador de legumes (ou mesmo uma faca, sai fácil). A abóbora semi cozida com as cebolas e alhos eu coloquei na panela com água e deixei cozinhar até ficar macia e poder bater tudo com o mixer. Os temperos frescos e cascas eu voltei para o forno com um pouco mais de sal para fazer uma espécie de chips - deixei mais uns 15 minutos. É bom maneirar no sal da abóbora quando estiver temperando, pois assim a sopa fica menos salgada e a casca (que recebe mais um pouco de sal ao voltar para o forno) dá o toque salgadinho na sopa. 

Quando os chips de casca estiverem prontos, basta colocar junto à sopa na panela e pronto! Que sacada! As cascas ficam firmes e meio crocantes, lembrando a consistência de um bacon ou torresmo. O alecrim e tomilho também ressecam e dão este toque de crocância e muito sabor. 

Um comentário: