quarta-feira, 21 de março de 2012

A arte de impressionar

Ninguém precisa ser chef francês para servir bem. Tem sempre umas estratégias práticas que podem mudar a cara até do cafezinho.
Três segredinhos especiais que podem incrementar as receitas do dia-a-dia:

Condimentos e ervas

Temperinhos ajudam a dar um toque especial em qualquer prato. Expedições marítimas cruzaram oceanos e travaram batalhas em busca destas especiarias, que hoje são facilmente encontradas nas prateleiras dos mercados a preços muito acessíveis. Porque não tirar partido e ter sempre um condimento à mão, na despensa de casa ou em pequenos vasinhos na cozinha? Basta usar a criatividade e abusar destes ingredientes no dia-a-dia.

Cumbucas

O recipiente onde você vai colocar o alimento deve estar pronto para impressionar. Seja um prato, travessa ou uma cumbuca de madeira, invista em alguns destes utensílios com detalhes e estampas diferenciadas. Tigelas de tamanhos diversos, em madeira, plástico colorido ou cerâmica podem ser compradas em lojas de utensílios domésticos e podem dar outro visual à  sua receita. E mais importante: Use-os. Não guarde para outras ocasiões.

Apresentação dos pratos

Na hora de servir, é importante arrumar a mesa e deixá-la livre e limpa para receber os pratos. Assim como dispor os alimentos com carinho e criatividade, dispensando a atenção que um artista dedica à sua obra de arte. Por exemplo, você pode tirar partido das cores dos alimentos para montar uma salada, ou usar uma florzinha para enfeitar o prato de torradas. Ou colocar uma raminho de manjericão fresco no meio da macarronada. Vai dar um toque lindo de frescor e aguçar o paladar.




Com estas 3 dicas à mão, é possível incrementar até as receitas mais simples.

 - Pipoca de microondas pode ser servida em pequenas tigelinhas individuais, com uma pitada de pimenta síria.

- Um bolo de padaria disposto em um belo prato e decorado de acordo com o sabor: Nozes frescas espalhadas em volta do bolo de chocolate, raspas de limão para o bolo de limão ou até mesmo dar uma peneirada com açúcar refinado e canela no bolo tradicional. Vai dar um toque de “feito em casa” com muito charme.

- Polvilhar canela no cafezinho. Fica cheiroso e com um sabor único. Pode servir na xícara que foi da sua avó, ou até uma clássica branca, fácil de encontrar em lojas de decoração.


Um comentário:

  1. Nossa, adorei todas as dicas! Vou passar para uma amiga recém-casada que disse não saber como fazer para receber. Você tem a receita do sanduíche da foto (int).

    ResponderExcluir