quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Para um feriadinho prolongado: Colônia del Sacramento – Uruguai


A princípio, o preço da tarifa aérea foi o que me atraiu. Talvez por estar fora do circuito turistão (Buenos Aires – Nova Iorque – Paris), as passagens, compradas com uma certa antecedência saíram bem em conta. Na verdade pretendíamos passar os dias na capital, Montevidéo. Foi graças à dica de um amigo Uruguaio que resolvemos dar uma passada para provar o sorvete artesanal na pequena cidade de Colônia del Sacramento, que fica a duas horas da capital. No entanto, o charme do vilarejo nos seduziu e resolvemos extender por mais 3 dias! 
Atualmente reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, a cidade já foi colônia portuguesa, no século XVII. Mas Portugal perdeu o território numa batalha contra a Espanha nos idos de 1750. Por isso, ao caminhar pelas ruas, encontramos uma semelhança com Parati – RJ. A impressão é de ter voltado no tempo. A arquitetura, os carros antigos, as lambretas e mobiletes, centenas delas estacionadas junto às calçadas...
A cidade fica às margens do Rio da Prata, onde o pôr do sol encerra o dia em grande estilo. 

Mas a noite reserva ainda vários restaurantes pitorescos e aconchegantes. 

Fomos no inverno, mas acredito que no verão seja ainda mais agradável, pois a extensão de areia à margem do Rio da Prata dá essa impressão de que estamos no litoral (em um país que nem mar tem...).
Para uma hospedagem fora do convencional, procuramos albergues, ao invés de hotéis. São mais informais e permitem uma proximidade maior com os outros viajantes. Conseguimos uma suíte para casal, meio de última hora, pois não planejávamos ficar. Mas, lembrando que era baixa temporada e talvez seja necessário fazer reserva nos feriados e principalmente no verão.
E para dar um toque aventureiro, descobrimos que, mesmo sem habilitação, podíamos alugar uma motoneta por um dia inteiro, pelo mesmo preço que se paga por dois combos no McDonald. Assim, pudemos sair dos limites da cidade (ok, isso já não estava muito dentro da lei, assumimos os riscos) para conhecer as vinícolas e plantações de azeitona das proximidades. A estrada é muito boa e até muito tranqüila. É possível também alugar um carro, ir de ônibus ou táxi, que costuma ser muito barato.
Como a cidade é pequenininha, é um roteirinho curto, que, partindo do Brasil, dá pra fazer tranquilo num feriadinho de 3 ou 4 dias.

3 comentários:

  1. Relendo os detalhes já decidimos que assim que possível, retornaremos ao Uruguay alugando um carro para conhecer Colônia Del Sacramento. Estamos ansiosos pelos comentários sobre Tailândia e Indonésia.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer as dicas sobre a cidade de Colônia de Sacramento, com isso acabamos por nos hospedar lá, foi ótimo. Adorei !
    Enviado através do blog Viajando com Puny.
    Bjs

    Andrea

    ResponderExcluir