quarta-feira, 17 de agosto de 2016

As coisas simples que me dão alegria

Não sei bem dizer em que momento me bateu vocação pra dona de casa. Ou para o cultivo da terra. Pode ter sido muito lá atrás, desde que eu era um anfíbio, pode ter sido mais recente, desde que plantei uma pata-de-vaca e fiquei esperando dar flor pra saber se era rosa ou branca. Ou mês passado, quando decidi cultivar minhocas numa caixa, pra dar cabo das cascas de banana que comemos diariamente. Mas a cada dia sinto que cuidar de coisas tão essenciais, como plantar ou cozinhar o alimento me dá um enorme prazer.
Hoje, quando voltei da manicure, com as unhas impecavelmente fluorescentes, pensei em aproveitar a tarde de folga para ter um tempinho só para mim. Mas fiquei meio sem saber o que fazer. Fui colher roupas no varal e vi um manjericão apertado em um vaso pequeno e resolvi replantar no solo. Peguei enxada e fiz uma ligeira bagunça com a terra que voou. Catei tudo com a mão e concluí o replantio. Só lembrei das unhas feitas quando já estava apertando o manjericão na terra. Daí, olhei para elas achando graça desta vaidade. Pensando como é bom pintar as unhas e depois esquecer que elas estão coloridas e meter a mão na massa.
Lembrei de mais umas coisas simples que me aconteceram por esta semana, como a chuva no meio da noite, com trovões, que me fez adormecer quando uma angústia quase clamava por tranquilizantes. As minhocas gordas fazendo terra preta de casca de banana, depois de quase um mês. Os tomates produzindo mais de quilo, a banana botando cacho e eu esperando pra comer o "umbigo". Há uns meses plantamos outra pata-de-vaca aqui na calçada - é uma árvore de crescimento rápido - e hoje, ao sair de casa, vi que o primeiro botão já se abriu e a flor é branca!    
E a melhor parte: Abeille me vendo hoje preparar a salada correu lá fora e veio com a mãozinha cheia de umas couves minúsculas e rasgadas: "Pra você, mamãe." As coisas simples que me dão alegria!

2 comentários:

  1. Que delicia de texto. Minha vocação de "Fada do lar" anda aos saltos. Adoro cada tempo passado em casa. Inventar pratos, cozinhar saudavel, descobrir novos produtos de limpeza que fazem milagres. Mas tenho que trabalhar. E no meu trabalho ou se trabalha muuuuuuuuuito ou não se faz nada. Resta-me tentar o equilíbrio. Eu chego lá. Cada dia mais pertinho. :)

    Sónia
    www.minhacasinhaeassim.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. E sabia ? cha da pata de vaca braca é ótimo para diabetes.

    ResponderExcluir