quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Edifício Master

Abeille assite TV. Não tenho como negar esse feito e nem como evitar. Nosso apê é pequeno e ela só não assistiria se eu nunca ligasse o aparelho... Além do mais – que vergonha! – a TV me dá uma folga para tomar banho, comer, etc. Desprezando o fato de que ela só tem 4 meses e de que eu sempre disse que não usaria a TV para distrair a minha criança, o que vem me intrigando agora é uma outra questão: A censura. Quem é que define que um programa é livre ou censurado para determinadas idades?
Porque Abeille assiste aos meus programas. Não me dou ao trabalho de mudar o canal quando percebo que ela se interessou pelas imagens na tela. Nem sei o número dos canais de desenho (de novo acho que vou ter que dar a cara a tapa daqui a alguns meses...). E outro dia, essa menina estava a assistir o Edifício Master, do sensacional Eduardo Coutinho. Eu até estava interessada em assistir, mas a fome era muito grande, típica de lactantes. Então deixei a pequena no carrinho, aproveitando a folga, e fui preparar o jantar. Percebi que ela ria, resmungava ou se espantava, conforme trocavam os personagens em cena. Foi lindo ver minha filha emocionar-se com os relatos de realidades diversas no documentário.
Depois descobri que o filme tem censura para menores de 12 anos. :P
Tudo bem, devem ter depoimentos pesados ali... Eu não achei, mas sabe lá como funciona cabeça de criança. A questão é que censuram o Coutinho e mais uns clássicos por aí, mas aqueles palhaços do Patatá e a galinha pintada não tem censura, não? Até umas animações do Monteiro Lobato terão auxilio do BNDES alegando que a série será vinculada à venda de produtos que irão gerar alta produção de renda. SIM, E ELES ASSUMIRAM ISSO NA TELEVISÃO!
Porque é que a minha filha não pode conscientizar-se das mazelas do povo, mas pode, sim, alienar-se no padrão Walt Disney, Planeta XUXA e McDonald? Comer batata frita e passar uma tarde jogando vídeogame na sala, pode? Porque é que eles não censuram o Faustão com suas chacretes de bunda de fora e suas vídeo cacetadas de (extremo) mau gosto? E o Luciano Huck, nariz de tucano se fazendo de bom moço ao exibir a tragédia alheia pra ganhar ibope? Ahh, censurem as lágrimas deste cara, por favor.
Minha filha, minha abelhinha, eu tenho medo de ser radical. Não quero te privar do mundo cor-de-rosa a que as meninas devem ter direito de viver. Tenho medo de errar na mão e te apresentar a dureza do mundo cedo demais. Eu prometo te deixar brincar na espuma do mar. Te levar para ver o sol nascer. E ensinar a fazer um bolo crescer. E preparar gelatina de morango natural e suflê de vegetal. E te prometo soltar bolhas de sabão ao sol e deixar teus pezinhos tocarem o chão. Esses pezinhos vão aprender a correr e te levar pra conhecer o mundo. Um mundo de diversidades, de cores, de sons, cheiros e sabores infinitos.


(E não é o shopping center!)

Um comentário: